sexta-feira, 17 de junho de 2016

O uso de celular em sala de aula

Professor, há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico dos celulares em sala de aula e fora dela. Quais lhe interessam? 
Isso certamente depende da forma como você, professor, usa a tecnologia para si mesmo, em suas aulas e com os seus alunos. Quem não vê nenhum uso pedagógico para o rádio, a televisão, a máquina fotográfica, a filmadora, o gravador, a calculadora, a agenda, etc., então também não verá nenhuma utilidade para o celular, pois é isso que ele representa hoje em dia: não é mais um simples telefone, o celular é uma central de multimídia computadorizada.
Eles têm, eles trazem e eles usam… Porque não?
Professor, antes de sair por aí, reformulando todas as suas práticas e instituindo o uso do celular na sua aula, tenha em mente que ainda temos muitos alunos que não têm celular ou celulares que não dispõem de todos os recursos. Além disso, em alguns estados e municípios (e há uma lei tramitando com validade para o país todo) o celular é proibido na escola. 
Portanto, fique atento, será preciso sempre:
  • propor atividades que envolvam o uso de celulares para grupos de alunos em que pelo menos um aluno do grupo disponha do celular com o recurso que será utilizado;
  • permitir que os alunos aprendam a usar o recurso antes de propô-lo como parte de uma atividade. Geralmente os alunos dominam os celulares melhor do que seus professores e aprendem rápido a usá-lo, por isso é uma boa idéia “deixar que eles mesmos ensinem e aprendam a usar o recurso entre eles mesmos” (e aproveite para aprender também!);
  • estabelecer claramente no planejamento da sua atividade, e descrever em detalhes no seu planejamento de aula, os objetivos do uso do celular nas atividades propostas. Haverá sempre alguém para se indignar com o fato do celular estar sendo usado na sua aula, infelizmente;
  • discutir as questões éticas e morais envolvidas no uso de imagens e registros, bem como o uso indevido dos celulares e de outros equipamentos de mídia;
  • e, por último, estabelecer claramente as regras de uso dos celulares na escola de maneira geral e, em particular, durante as aulas em que não estarão usando o celular “como parte da aula”, da mesma forma como estabelecemos as regras para o uso do baralho, dos jogos de tabuleiro, dos aviõezinhos de papel e de todo o resto!
Os conflitos mais comuns que surgem nas salas de aula devem-se justamente à falta de uma definição clara dessas regras e, da crença em pressupostos perigosos, como, o de que o aluno “deve saber naturalmente o que é certo e o que é errado”.

FONTE: ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular),Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>. Acesso em: 17/06/2016

Um comentário:

Line Stela Haraguchi disse...

Acho que cabe ao professor decidir o uso pedagógico do smartphone em sua aula. Desde que haja um plano de aula bem feito e com objetivo bem claro, não vejo impecilho para tal.
Prof. Line Stela